A cera de ouvido, ou cerume, é uma substância produzida por glândulas presentes no nosso conduto auditivo que é muito importante para a saúde da orelha.
Ele é responsável por proteger e lubrificar o conduto auditivo, evitando a contaminação da pele e a entrada de insetos/poeira. Por ser tão importante, a cera deve ter apenas o seu excesso retirado com o auxílio de uma toalha ou outro tecido/papel absorvente após o banho, devemos limpar apenas até onde nosso dedo alcança.
Algumas pessoas produzem uma maior quantidade de cera ou prejudicam a saída natural dela com o uso de aparelhos auditivos, tampões, piercings ou excesso de pelos. Esses indivíduos normalmente precisam do auxílio de um otorrinolaringologista para retirar o excesso da secreção, isso pode ser realizado por aspiração, lavagem ou retirada manual- dependendo da característica do cerume e habilidade de cada profissional.
É de extrema importância para a saúde do seu ouvido que você não utilize hastes de algodão(cotonete), grampos, tampas de caneta, chaves de carro ou similares para mexer nos ouvidos!
Qualquer dúvida teremos o maior prazer em atendê-los!